domingo, 23 de outubro de 2011

Full Metal Panic

Deve ter um ano ou dois que descobri a existência desse anime. Eu não sou o tipo de pessoa que sabe tudo sobre animes e, para dizer a verdade, já faz muito tempo que perdi o hábito de assistir animações (desenhos). Contudo, este anime, em especial, mudou um pouquinho esse panorama.

A história de Full Metal Panic é baseada em uma série de romances de ficção científica escritos pelo autor japonês Shouji Gatou. Esses romances são chamados, no japão, de Light Novel, um estilo de literatura que se caracteriza por ser de fácil leitura, com parágrafos mais curtos, linguagem um pouco mais coloquial, muitos diálogos e um número maior de desenhos (no estilo mangá), proporcionando assim, uma leitura mais rápida.

O anime tem como protagonista o sargento Sousuke Sagara, membro de uma organização militar anti-terrorismo chamada Mitrhil. Esta organização secreta e autônoma (isto é, não ligada a um governo) objetiva evitar conflitos armados de grandes proporções e frustrar os planos de grupos terroristas. Ela conta com integrantes de diversas nacionalidades e sua tecnologia de guerra é extremamente avançada.

Como tendo apenas dezessete anos, Sousuke é encarregado de proteger uma estudante chamada Chidori Kaname, que possui uma rara habilidade intelectual alvo de terroristas. O personagem, então, se muda para o Japão, juntamente com dois outros membros da Mitrhil (Melissa Mao e Kurz Weber) e se matricula no segundo ano do Colégio Jindai, onde a menina estuda.

O interessante é que Sousuke Sagara nunca teve uma vida social normal. Ele cresceu em uma área de conflito no Afeganistão e desde pequeno foi ensinado a viver em batalhas. Por este motivo, Sousuke desenvolveu habilidades de combate, frieza e obediência, mas no que tange a vida social, o personagem é um fracasso. Situações corriqueiras da vida são encaradas por ele de maneira totalmente inusitada e a sua paranoia militar o leva a agir como se estivesse correndo perigo constantemente. Essa é a parte engraçada do anime.

Com o tempo, Sousuke consegue se aproximar de Chidori e também de alguns outros estudantes, embora seja visto como um "cara meio pancada das ideias". Não preciso nem dizer que rola um clima entre o jovem sargento e a menina protegida, contudo, ele mesmo não sabe que tipo de sentimento é aquele que começa a sentir; e ela, que vive se estressando por conta dos problemas que ele arruma, não dá o braço a torcer.

O anime apresenta três temporadas. A primeira tem 24 episódios e um enredo com muita ação e aventura. A segunda temporada tem 15 episódios e explora apenas as situações humoradas em que Sousuke se mete. Finalmente, a terceira temporada tem 13 episódios (mais um OVA - episódio especial) e retoma a história principal, sendo esta temporada a mais dramática e tensa das três.

Infelizmente, as três temporadas do anime não comportam toda a história de Full Metal Panic descrita nas light novel. Elas apresentam apenas o que foi narrado nos 5 primeiros livros, mas a história vai até o volume 12. Para quem gosta de ler (o que é o meu caso), é interessante poder continuar acompanhando o enredo nos livros, porém ainda há outro problema: Só existem traduções dessa light novel em inglês (e algumas poucas em espanhol).

Por sorte, em minhas navegações pela internet, achei para baixar a maioria dos volumes e pretendo me reuinir com algumas pessoas para começar um projeto de tradução (não sei se dará certo), já que esses livros não chegarão no Brasil mesmo.

Para aqueles que se interessaram pela história ou mesmo já a conheciam, deixo aqui um vídeo do primeiro episódio da primeira temporada. O vídeo se encontra no meu canal no youtube (http://www.youtube.com/user/Daviskovich), assim como os demais vídeos do anime. Espero que curtam.


4 comentários:

  1. Olá, adorei a sua sinopse sobre a história, descreveu muito bem! ^_^
    É dificil achar pessoas que tenham o mesmo pensamento que o meu sobre FMP. Esse anime surgiu na minha vida de uma forma parecida só que 6 anos atras.
    Gostaria muito que lançassem as novels aqui, todas até as side stories ou pelo menos em inglês, quem sabe um dia, não podemos perder a esperança xD
    Mas agora entendi pq vc gostou tanto do novel. nice ^__^

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol. Obrigado pelo seu comentário. Realmente não existem tantos fãs de FMP quanto os de outros animes. Uma das coisas que me dão raiva é quando eu pergunto: "Vc conhece Full Metal Panic?", e a pessoa responde: "O Alchemist?".
    Rsrsrs. Vc já deve ter passado por isso.
    Quanto as novels, é muito difícil. Lançariam se o desenho fosse mais famoso. Por isso, n´s fãs, devemos estar juntos, sempre divulgando.
    Quem sabe um dia [2].
    Abraços. :D

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, tambem gosto do full metal panic, fiquei muito interessada nas novels em ingles, sera que tem como vc passar o site pra baixar??? quero muito continuar a ler a saber o resto da história!! Meu email é: teacher_gi@hotmail.com Obrigada!!
    Giovanna Lima

    ResponderExcluir
  4. Olá, Giovanna. Obrigado por comentar.
    Eu tenho quase todas as novels, algumas em inglês e outras em espanhol. Estão em PDF. Vou enviar os anexos você até no máximo semana que vem, ok?

    Abraços.

    ResponderExcluir

Caro leitor,
Evite palavras torpes e linguajar não compatível com a filosofia do blog. Obrigado.